Pandemia

Santa Vitória do Palmar já tem três casos de Covid

Após a confirmação da primeira infecção, na manhã desta sexta-feira, procura por exames nos laboratórios particulares aumentou e dois novos casos foram descobertos

Depois de quase 70 dias sem nenhum caso confirmado de Covid-19, Santa Vitória do Palmar registrou nesta sexta-feira (29) logo três infecções pelo novo coronavírus. Todos os pacientes estão assintomáticos e vão ficar em isolamento, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

O primeiro caso foi divulgado na manhã desta sexta pelo prefeito Wellington Bacelo. Trata-se de um homem natural do Rio Grande do Norte, que chegou ao município na noite de quinta, vindo de Pelotas. Ele realizou o teste rápido em um laboratório privado no município e testou positivo para o novo coronavírus. Um colega que viajou com ele também fez o exame, mas não está infectado. A Vigilância Epidemiológica foi acionada e se deslocou até o local onde o homem está hospedado para iniciar o acompanhamento.

Diante da confirmação do primeiro caso, os laboratórios privados acabaram recebendo uma demanda de testagem acima do normal. Neste cenário, surgiram mais dois casos positivos: marido e mulher. Eles não têm relação com o primeiro paciente e também não tem histórico de viagens recentes, o que caracteriza transmissão comunitária. Os pacientes estão isolados e passaram a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município, que vai averiguar a situação de outros possíveis contatos.

O novo quadro da doença em Santa Vitória do Palmar, que deixa claro que o vírus circula pelo município, vai forçar o Executivo a acentuar as regras de isolamento. Em nota, a prefeitura informou que um novo decreto mais restritivo está sendo redigido. No mesmo texto consta a informação de que não há internações na Santa Casa em razão do novo coronavírus.

Na quinta-feira, foi coletado o material de um paciente de 88 anos, morador de uma instituição de longa permanência, que esteve recentemente em Rio Grande para realizar uma cirurgia. O teste foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e aguarda resultado. O teste rápido aplicado no idoso deu negativo.

Trabalho de combate à Covid-19

O texto divulgado pela prefeitura aponta que o município está construindo "um desenho de pesquisa" para identificar a presença do vírus em Santa Vitória do Palmar junto a pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com as três confirmações desta sexta, a ação ganhou uma importância ainda maior para dimensionar a prevalência da infecção no local.

A prefeitura indicou que as equipes têm trabalhado em várias frentes para conter o avanço do vírus e reforçou o pedido para que a população tome cuidado e respeite as medidas restritivas. "É cada dia mais importante que as pessoas tenham consciência de que ninguém está imune ao vírus e que nos ajudem a ser vigilantes nas políticas de isolamento. O combate ao vírus depende de todos nós", diz o texto.

Alerta

Moradores de Santa Vitória do Palmar que viajaram ao município na quinta-feira, no ônibus que partiu de Pelotas às 18h30min, devem procurar a Vigilância Epidemiológica da cidade. O número para contato é o (53) 99953-0098.

-151574

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil passa número de mortes da Espanha Anterior

Brasil passa número de mortes da Espanha

Drive thru na Bento facilita doações em Pelotas Próximo

Drive thru na Bento facilita doações em Pelotas

Deixe seu comentário